Núcleo de Estudos e Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Família – NEGESF

1.1 Título e descrição

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA DE GÊNERO, SEXUALIDADE E FAMÍLIA – NEGESF vinculado ao Curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

1.2 Instituição Envolvida

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Universidade Federal do Pará – UFPA

Universidade Federal do Maranhão – UFMA

1.3 Coordenadora

Professora Dra. Neuzeli Maria de Almeida Pinto, professora efetiva da UEMA e lotado no Departamento de Ciências Sociais, aprovada em Concurso Público para a disciplina de Psicologia.

Neuzeli Pinto possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa UFV (1994), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo – USP/FFCLRP (1998). Durante o mestrado, investigou a relação de parentesco e vizinhança em famílias de classes populares cortadoras de cana, bem como a troca de favores, solidariedade e conflitos. Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento – PPGTPC/UFPA (2013). Na tese de doutorado investigou as redes de relações sociais, o papel e o trabalho mantido pelas mulheres em comunidades rurais e ribeirinhas. Atualmente é professora Adjunta II da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. É coautora dos livros: Desenvolvimento, Poder e Cultura Política (2006); Conhecimento Feminista e Relações de Gênero no Norte e Nordeste brasileiro (2012); Nos interiores da Amazônia: Leituras psicossociais (2016). Tem experiência na área de Psicologia Social com ênfase em Comportamento e Relações Interpessoais atuando principalmente nos seguintes temas: família, gênero, divisão sexual do trabalho, violência de gênero e vulnerabilidade, ribeirinho, comunidades tradicionais e relação família-ambiente.  Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Família – NEGESF/UEMA e Coordenadora do Fórum Maranhense de Mulheres.

1.4 Público Alvo

Docentes, Acadêmicos da Graduação em Ciências Sociais, Direito, História, Psicologia e Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Maranhão distribuídos nas categorias de Professor Pesquisador e Estudante Pesquisador (Graduação e Pós-Graduação).

1.5 Área de Concentração

Família, gênero, divisão sexual do trabalho, violência de gênero, vulnerabilidade, sexualidade, relações de poder e a Mulher na política, relações de gênero e cidadania. Rede de apoio social, mulheres ribeirinhas, comunidades tradicionais, movimentos sociais, identidades coletivas e relação família-ambiente. Desenvolvimento rural sustentável, políticas públicas e agricultura familiar.

  • Linhas de Pesquisa

As linhas eleitas de pesquisa atrelam-se à Área de Concentração na qual o Núcleo se insere. Podem ser alteradas por deliberação do Coordenador do Núcleo, com justificativa, comunicado em Assembleia Departamental para ciência da alteração do projeto originário. Elencam-se as seguintes linhas de pesquisa:

– Relações de rede de apoio social, empoderamento e papeis desenvolvidos por mulheres que exercem a atividade rural.

– Mulheres moradoras de comunidades tradiconais as atividades de trabalho, inseridas nos movimentos sociais, suas funções de gênero no âmbito familiar e sua atuação nas associações comunitárias.

– Relações sociais de gênero e a construção da identidade engendrada entre homens e mulheres no âmbito doméstico, trabalho e comunidade.

– Mulheres, vítimas de violência, as relações e procedimentos jurídicos adotados no caso de situações de violência doméstica. Relações de poder e a Mulher na política, relações de gênero e cidadania

 – O desenvolvimento rural sustentável, políticas públicas e agricultura familiar voltados para o fortalecimento da participação das mulheres nos territórios e na agenda de desenvolvimento rural, buscando ampliar o acesso às políticas públicas de inclusão social e econômica.

1.7 Calendário e natureza das atividades desenvolvidas

O planejamento de atividades do Grupo levará em consideração os 03 pilares que sustentam as atividades da Universidade, a saber: o ensino, a pesquisa e extensão.

Considerando a relevância de um Grupo de estudos e pesquisas para o fortalecimento da Universidade e de seu papel na sociedade no que tange ao fomento de novas práticas e da cultura de paz, valora-se o desenvolvimento relacional das atividades de pesquisa e das atividades de extensão.

O calendário será organizado observando a necessidade de a) reuniões para discussão de obras; b) reuniões para elaboração, discussão, aplicação e avaliação de projetos de pesquisa pertinentes às linhas de pesquisa do Grupo; c) reuniões para planejamento e execução dos projetos extensionistas e pesquisas desenvolvidos no Grupo.

Ressalta-se, ainda, a previsão dos grandes eventos científicos, regionais, nacionais e internacionais, como atividades ordinárias do Núcleo, com destaque à publicação das pesquisas desenvolvidas e a organização de seminários e jornadas científicas para a comunidade acadêmica local.

1.8 Composição e forma de Ingresso dos Estudantes Pesquisadores:

Composição inicial para o 1º ano de atividades do Núcleo é composta por estudantes de Ciências Socais e Direito. Nos anos seguintes à consolidação do Grupo, pode ser feita a ampliação para outros cursos afins que tenham interesse com a temática desenvolvida nas atividades do Grupo.

Estudantes:

Josilene Montelo Ferreira

Rayna Gabriele Moreno de Moraes

Thuanny Raphaelly do Nascimento Sousa

1.9 Composição e forma de ingresso de Docentes Pesquisadores

Fluxo contínuo, avaliação por meio de pertinência temática à área de concentração do Grupo.

Pesquisadores:

  1. Fernando Augusto Ramos Pontes – Linha de Pesquisa:

– Aportes da Psicologia Social à compreensão de problemas sociais

  1. Helciane de Fátima Abreu Araujo – Linha de Pesquisa:

– Movimentos sociais, identidades coletivas, povos e comunidades tradicionais

  1. Maria Mary Ferreira – Linha de Pesquisa:

– Relações de poder e a Mulher na política, relações de gênero e cidadania.

  1. Neuzeli Maria de Almeida Pinto – Linha de Pesquisa:

– Aportes da Psicologia Social à compreensão de problemas sociais

  1. Simone da Silva Costa – Linha de Pesquisa:

Aportes da Psicologia Social à compreensão de problemas sociais

  1. Zulene Muniz Barbosa – Linha de Pesquisa:

– Movimentos sociais, identidades coletivas, povos e comunidades tradicionais

2 OBJETIVOS

2.1 Geral

A realização de pesquisas e projetos de extensão que desenvolva temas correlacionados às relações de gênero, sexualidade e família, discutindo algumas das principais referências e debates contemporâneos que cercam o campo de estudos das relações de gênero e o papel da mulher na sociedade atual, considerando os marcos teórico-conceituais mais relevantes e problematizando a emergência de novos contextos políticos e sociais.

A atuação das mulheres tem como temática fundamental de estudo no grupo a atuação das mulheres nas redes de apoio social, os papéis e os padrões de atividades que as mesmas exercem nas atividades de trabalho nos contextos em que estão envolvidas. Destacando a estrutura do microssistema, no qual os processos proximais operam para produzir e sustentar o desenvolvimento destas mulheres e nos possíveis impactos dessas mudanças entre outros componentes de sua rede de apoio social. Identificando como as redes de apoio se organizam para fins de estruturação das relações familiares, da executa das atividades e o papel das mulheres no sistema comunitário como todo. Bem como, o Desenvolvimento rural sustentável, políticas públicas e agricultura familiar voltadas para o fortalecimento da participação das mulheres nos territórios e na agenda de desenvolvimento rural, buscando ampliar o acesso às políticas públicas de inclusão social e econômica.

Análise da vulnerabilidade vivenciada pela mulher na sociedade contemporânea, conhecendo as principais causas da violência contra a mulher,  com discussões em grupos de mulheres ativistas, feministas, nas escolas e  comunidades  como forma de prevenção e conscientização das meninas e mulheres em relação aos seus direitos; subsidiar o debate em torno de propostas para a elaboração, implementação e execução de políticas públicas voltadas para as mulheres que sofrem violência.

Estudar as ações das mulheres que exercem cargos de poder, as estratégias de atuação das mesmas e as demandas populares implementadas estabelecendo nexos entre ação e articulação política das mulheres de forma a garantir a democratização do estado e transformação das relações de gênero.

3.2 Específicos

O projeto ora apresentado busca a) Investigar algumas passagens fundamentais na história da ciência considerando a importância que os temas do sexo e do gênero adquirem para a produção científica e a relevância das relações de gênero no âmbito do campo intelectual considerado. b)  Destacar a configuração histórica que as relações de gênero e a sexualidade assumiram na modernidade, face à conformação de um novo modelo de individualidade e face ao estabelecimento de novos paradigmas de produção do conhecimento. Torna-se assim fundamental a compreensão do processo de elaboração da noção de diferença sexual, com destaque para as importantes transformações ocorridas entre os séculos XVIII e XIX. c) Situar o trabalho das mulheres na sociedade contemporânea com destaque para a divisão sexual do trabalho, os papeis e as redes de apoio social, que garantem o exercício da atividade, e, consequentemente, a ocupação e a renda para a sobrevivência de famílias em comunidades rurais, pontuando a dimensão do corpo feminino e atuação no âmbito domestica e publico. d) Análise do desenvolvimento rural sustentável, políticas públicas e agricultura familiar voltadas para o fortalecimento da participação das mulheres nos territórios e na agenda de desenvolvimento rural, e) A difusão de conteúdos referentes ao respeito e a dignidade nas relações sociais de gênero e a construção da identidade engendradas entre homens e mulheres, no âmbito doméstico, ações junto às mulheres, vítimas de violência, orientando-as quanto aos procedimentos jurídicos que podem ser adotados no caso de situações de violência doméstica e a divulgação dos aspectos legais da Lei n° 11.340/2006, Lei Maria da Penha. f) Estudar as ações das mulheres que exercem cargos de poder, as estratégias de atuação das mesmas e as demandas populares implementadas estabelecendo nexos entre ação e articulação política das mulheres de forma a garantir a democratização do estado e transformação das relações de gênero.

4. Projetos que estão sendo desenvolvidos

PROJETOS DE PESQUISA

AS REDES DE APOIO SOCIAL, PODER E GÊNERO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO DE MULHERES – O caso da Baixada Ocidental Maranhense.

MULHERES, RELAÇÕES DE GÊNERO E VULNERABILIDADE: Intervenção e empoderamento.

MULHERES RELAÇÕES DE GÊNERO E PROTAGONISMO POLÌTICO: estudo, formação feminista e informação como estratégica de mudança na sociedade patriarcal

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

IDENTIDADE E GÊNERO:  A INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA PARA A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO ÂMBITO FAMILIAR

MULHERES, RELAÇÕES DE GÊNERO E VULNERABILIDADE: Intervenção e empoderamento.