Núcleo de Performance, Memória e Religiosidades

 

COORDENADOR: Prof. Dr. Greilson José de Lima

Finalidade

 

 

FATUMBI: Núcleo de Performance, Memória e Religiosidades

Esse grupo surge com a intensão de reunir três temas/preocupações contemporâneas do campo da ciências sociais: (i) os estudos sobre performance, que promovem um diálogo entre as artes cênicas e visuais, campo da cultura e do poder; (ii) pesquisas voltadas para o campo da memória, registros orais e artefatos de grupos e segmentos sociais, considerados subalternos; (iii) as manifestações religiosas, no tocante ao caráter performático e de registros da memória, em seus fatores étnicos e históricos. Tudo isso, numa perspectiva de combater a intolerância e promover a diversidade e respeito as diferenças. Por seu caráter multidisciplinar, o grupo conta com a participação de pesquisadores de variadas áreas, estabelecendo a parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Cursos atendidos Ciências Sociais, Administração, Geografia, Direito e outros.
Capacidade  Nossa capacidade estar em desenvolver projetos, pesquisas e ações na área da produção e exibição audiovisual e no campo da performance, memória e Religiosidades.
Localização CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
Ano de Implantação 2013
Estudos e Projetos Desenvolvidos em 2013 a 2016 1.      2014 até a atualidade – Cineclube Boboromina: produção e exibição audiovisual para educação e diversidade

Descrição: O projeto “Cineclube Boboromina: produção e exibição audiovisual para educação e diversidade” visa construção de um espaço de produção e exibição voltados as novas tecnologias da informação com um propósito crítico e inovador do pode de vista educacional, científico e político. Onde, apostamos no projeto inovador que reúna pesquisa, ensino e extensão. Que tenha um caráter alternativo de exibição de produções audiovisuais não mediadas pelo mercado ou pelo lucro, voltado a fins culturais, éticos, estéticos de intercambio cultural e de uma educação da sensibilidade. Tendo como foco quatro princípios 1) finalidade não-lucrativa; 2) estrutura organizacional democrática; 3) compromisso com a cultura e a educação e 4) inovação tecnológica e aprendizagem.

 

2.      2016 até a atualidade – Produzindo documentários: O fato e o direito na luta por terras e legalização fundiária da Comunidade Eugênio Pereira (Paço do Lumiar/MA), 10 anos de resistência.           

 

O presente projeto tem como propósito, a produção de um documentário intitulado “ O fato e o direito na luta por terras e legalização fundiária da Comunidade Eugênio Pereira (Paço do Lumiar/MA), 10 anos de resistência” pela equipe do Cine Boboromina, o cineclube da UEMA (CCSA/UEMA) em parceria com a UEMANET, o Programa de Pós- Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (UEMA) e a Pós-Graduação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (UEMA). O Cine Boboromina é o cineclube da UEMA que desenvolve atividades relacionadas a exibição de filmes e debates sobre o material fílmico exibido. Além disso, o cineclube também funciona como um grupo de pesquisa e de produção audiovisual. A temática central do documentário será a luta de cidadãos na ocupação das terras que hoje é a Comunidade Eugênio Pereira, localizada no município de Paço do Lumiar/Ma, a aproximadamente 20km do centro de São Luís. Essa trajetória em busca por terra e por seu direito constitucional a moradia se estende por 10 anos. O documentário fará relação entre o interesse público e o privado, abordando o caráter constitucional do direito fundamental a moradia, em conflitos com outros direitos. O que vale mais? A posse ou a propriedade? O fato ou o direito? Esses são questionamentos que serão indagados durante a concepção do documentário. O documentário também relatará a realidade que essas pessoas vivem, as ameaça, as intimidações e a incerteza do futuro. A qualquer momento as suas casas podem ser derrubadas por um decreto da justiça. Ao todo são três ações de reintegração de posse contra eles. Além disso, também serão mostradas da onde essas famílias encontram forças para resistir a luta. Elas não estão sozinhas, existem mais de 30 comunidades na mesma situação, que também contam com o auxílio dos direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão (OAB/MA). Os documentários serão vistos como sistemas de significado, estes não apenas divertem, mas ao fazer isso, eles desenvolvem uma pedagogia e ensinam modos de vida, cultura, fatores sociais, regionais e políticos.

 

3.      2014 até a atualidade – Patrimônio, memória e os tesouros do sagrado: ações museais das casas de cultos de matriz africana e ameríndias no Estado do Maranhão

 

Descrição: Esta projeto tem como objetivo analisar as ações de registro da memória na e das casas de culto afro-brasileiras no Maranhão a partir dos acervos no interior dos terreiros e dos acervos outros (digital ou não) fora das casas de culto. De modo a investigar como estas formas de registro da memória dialogam com o universo simbólico/religioso dos artefatos e como contribuem enquanto mecanismos de resistência e de ação afirmativa destes grupos, vitimados por uma história de preconceito, permitindo ou não que estes venham afirmar o direito a reconstrução de suas narrativas e a escrita de suas histórias frente as políticas patrimoniais vigentes. Este projeto é uma ação do Grupo de pesquisa ?Núcleo de Performance, Memória e Religiosidades?, vinculado ao Departamento de Ciências Social da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que conta com o apoio e colaboração doPrograma de Pós-Graduação em cartografia social e política da Amazônia da UEMA e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

4.      Patrimônio, memória e os tesouros do sagrado: o que conta os museus sobre as religiões afro-brasileiras no Maranhão

 

Descrição: A investigar as implicações políticas das Instituições e seus agentes /idealizadores na elaboração e exposição de seus acervos de artefatos das religiões de matriz africana. Analisar a importância de uma reflexão sobre a noção de patrimônio que, contemple a diversidade cultural e não apenas as histórias das elites. Avaliar os impactos sociais das iniciativas dos museus considerados etnográficos que se propõe a expor artefatos e narrativas dos cultos afro-brasileiros em São Luís..

5.      Patrimônio, memória e os tesouros do sagrado: as ações de preservação da memória no interior dos terreiros de religiões afro-brasileiras no Maranhão

 

Descrição: Investigar as relações dos terreiros para além deste, ou os mecanismos pelos quais estes vêm se fazendo perceber pela sociedade envolvente. Compreender como o registro da memória, no interior dos terreiros, dialoga com o universo simbólicos/religiosos dos artefatos, no tocante a exposição aberta ao público. Analisar a importância de uma reflexão sobre a noção de patrimônio que, contemple a diversidade cultural e não apenas as histórias das elites. Avaliar o quanto, as ações dos museus em outros lugares ação educativa e reflexiva sobre as bases da nossa educação formal e estatal.

Estudos e Projetos a Serem Desenvolvidos em 2017 a 2021 1.      2014 até a atualidade – Cineclube Boboromina: produção e exibição audiovisual para educação e diversidade

Descrição: O projeto “Cineclube Boboromina: produção e exibição audiovisual para educação e diversidade” visa construção de um espaço de produção e exibição voltados as novas tecnologias da informação com um propósito crítico e inovador do pode de vista educacional, científico e político. Onde, apostamos no projeto inovador que reúna pesquisa, ensino e extensão. Que tenha um caráter alternativo de exibição de produções audiovisuais não mediadas pelo mercado ou pelo lucro, voltado a fins culturais, éticos, estéticos de intercambio cultural e de uma educação da sensibilidade. Tendo como foco quatro princípios 1) finalidade não-lucrativa; 2) estrutura organizacional democrática; 3) compromisso com a cultura e a educação e 4) inovação tecnológica e aprendizagem.

 

2.      2016 até a atualidade – Produzindo documentários: O fato e o direito na luta por terras e legalização fundiária da Comunidade Eugênio Pereira (Paço do Lumiar/MA), 10 anos de resistência.           

 

O presente projeto tem como propósito, a produção de um documentário intitulado “ O fato e o direito na luta por terras e legalização fundiária da Comunidade Eugênio Pereira (Paço do Lumiar/MA), 10 anos de resistência” pela equipe do Cine Boboromina, o cineclube da UEMA (CCSA/UEMA) em parceria com a UEMANET, o Programa de Pós- Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (UEMA) e a Pós-Graduação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (UEMA). O Cine Boboromina é o cineclube da UEMA que desenvolve atividades relacionadas a exibição de filmes e debates sobre o material fílmico exibido. Além disso, o cineclube também funciona como um grupo de pesquisa e de produção audiovisual. A temática central do documentário será a luta de cidadãos na ocupação das terras que hoje é a Comunidade Eugênio Pereira, localizada no município de Paço do Lumiar/Ma, a aproximadamente 20km do centro de São Luís. Essa trajetória em busca por terra e por seu direito constitucional a moradia se estende por 10 anos. O documentário fará relação entre o interesse público e o privado, abordando o caráter constitucional do direito fundamental a moradia, em conflitos com outros direitos. O que vale mais? A posse ou a propriedade? O fato ou o direito? Esses são questionamentos que serão indagados durante a concepção do documentário. O documentário também relatará a realidade que essas pessoas vivem, as ameaça, as intimidações e a incerteza do futuro. A qualquer momento as suas casas podem ser derrubadas por um decreto da justiça. Ao todo são três ações de reintegração de posse contra eles. Além disso, também serão mostradas da onde essas famílias encontram forças para resistir a luta. Elas não estão sozinhas, existem mais de 30 comunidades na mesma situação, que também contam com o auxílio dos direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão (OAB/MA). Os documentários serão vistos como sistemas de significado, estes não apenas divertem, mas ao fazer isso, eles desenvolvem uma pedagogia e ensinam modos de vida, cultura, fatores sociais, regionais e políticos.

 

3.      2014 até a atualidade – Patrimônio, memória e os tesouros do sagrado: ações museais das casas de cultos de matriz africana e ameríndias no Estado do Maranhão

 

Descrição: Esta projeto tem como objetivo analisar as ações de registro da memória na e das casas de culto afro-brasileiras no Maranhão a partir dos acervos no interior dos terreiros e dos acervos outros (digital ou não) fora das casas de culto. De modo a investigar como estas formas de registro da memória dialogam com o universo simbólico/religioso dos artefatos e como contribuem enquanto mecanismos de resistência e de ação afirmativa destes grupos, vitimados por uma história de preconceito, permitindo ou não que estes venham afirmar o direito a reconstrução de suas narrativas e a escrita de suas histórias frente as políticas patrimoniais vigentes. Este projeto é uma ação do Grupo de pesquisa ?Núcleo de Performance, Memória e Religiosidades?, vinculado ao Departamento de Ciências Social da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que conta com o apoio e colaboração doPrograma de Pós-Graduação em cartografia social e política da Amazônia da UEMA e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

4.      Patrimônio, memória e os tesouros do sagrado: o que conta os museus sobre as religiões afro-brasileiras no Maranhão

 

Descrição: A investigar as implicações políticas das Instituições e seus agentes /idealizadores na elaboração e exposição de seus acervos de artefatos das religiões de matriz africana. Analisar a importância de uma reflexão sobre a noção de patrimônio que, contemple a diversidade cultural e não apenas as histórias das elites. Avaliar os impactos sociais das iniciativas dos museus considerados etnográficos que se propõe a expor artefatos e narrativas dos cultos afro-brasileiros em São Luís..

5.      Patrimônio, memória e os tesouros do sagrado: as ações de preservação da memória no interior dos terreiros de religiões afro-brasileiras no Maranhão

 

Descrição: Investigar as relações dos terreiros para além deste, ou os mecanismos pelos quais estes vêm se fazendo perceber pela sociedade envolvente. Compreender como o registro da memória, no interior dos terreiros, dialoga com o universo simbólicos/religiosos dos artefatos, no tocante a exposição aberta ao público. Analisar a importância de uma reflexão sobre a noção de patrimônio que, contemple a diversidade cultural e não apenas as histórias das elites. Avaliar o quanto, as ações dos museus em outros lugares ação educativa e reflexiva sobre as bases da nossa educação formal e estatal.