Curso de Administração

A história do curso de Administração da Universidade Estadual do Maranhão remonta a 22 de dezembro de 1966, data em que o Poder Legislativo, através da Lei nº 2.728, autorizou o Poder Executivo a criar a Escola de Administração Pública do Maranhão (EAPEM), sob a forma de autarquia educacional vinculada à Secretaria de Estado de Administração. A finalidade era formar administradores públicos, nos níveis superior e médio, bem como capacitar e aperfeiçoar servidores do Estado, por meio de treinamentos, ciclos de conferências e cursos intensivos.

Em 03 de janeiro de 1968, por meio do parecer nº 1 do Conselho Estadual de Educação, a EAPEM revela-se e inscreve-se na história da Educação Superior, momento em que foi autorizada a funcionar. Desta forma, como resultado da carência sentida pela sociedade, realiza seu primeiro vestibular em 1968, conveniada com a Universidade do Maranhão e, neste mesmo ano, intensifica o programa de aperfeiçoamento do seu corpo docente.

Construída sobre os pilares do rigor científico, responsabilidade política e engajamento democrático de diferentes setores da sociedade, a EAPEM, ao longo desta caminhada de cinquenta anos, transformou-se em Unidade de Estudos de Administração, resultado da fusão das escolas isoladas em Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM) e que, posteriormente, com a criação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi incorporada ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

 

FONTE: www.imirante.com.br

Com informações da Ascom/UEMA