Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional PPDSR

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional PPDSR, aprovado pela CAPES em março de 2010, iniciou suas atividades acadêmicas em novembro do mesmo ano. Assim, considerando as entradas entre 2010 e 2017, matricularam-se no programa 106 alunos. Desse total, 67 alunos defenderam as suas dissertações. Em relação aos egressos do programa, nove estão matriculados em programas de doutorados em Universidades públicas e privadas. De caráter interdisciplinar e interdepartamental, o projeto intelectual do PPDSR resultou de intensas discussões e mobilizações internas nos Departamentos Acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão UEMA, tendo como proponente o Departamento de Ciências Sociais, mas desde a elaboração do seu APCN, passou a ter sustentação dos departamentos de História e Geografia, Arquitetura e Urbanismo.

Implantado em uma unidade federativa com singulares particularidades socioeconômicas e ambientais, e surgindo em um contexto nacional em que novas e velhas questões sobre desenvolvimento são colocadas, o Programa enfrenta desafios passados e presentes, com novas apreensões recolocadas como objeto de estudo (exploração predatória da força de trabalho, devastação ambiental, apropriação de recursos naturais e conflitos territoriais e agrários, avanço do trabalho escravo e degradante e trocas desiguais).

Atento ao debate colocado pela complexa conjuntura de um país marcado por múltiplos interesses e diferentes visões, o programa tendo em vista avaliação quadrienal redefiniu desde 2013 as suas linhas de pesquisa além disso implementou a reestruturação do seu corpo docente permanente e de colaboradores que atualmente integram o corpo permanente do PPDSR 12 (onze) professores e 04 (quatro) professores colaboradores. Centrado na análise das diversas concepções, interpretações e práticas de Desenvolvimento Socioespacial e Regional, o programa está articulado em torno de uma área de concentração (Desenvolvimento Regional e Diversidade) e duas linhas de pesquisas: Estado, Trabalho e Globalização; e Movimentos Sociais, Território e Planejamento. Desde novembro de 2010, o programa conta com o apoio efetivo da CAPES e FAPEMA, através de bolsas de mestrados.  O processo seletivo é feito uma vez por ano para 15 vagas, oferecidas e distribuídas entres as duas linhas de pesquisa  do programa .

Considerando as suas linhas de pesquisa e área de concentração, o PPDSR tem como objetivos:

*Formar mestres em desenvolvimento regional, capazes de compreender, interpretar e intervir na realidade social do estado do Maranhão, considerando suas identidades com as regiões dos Biomas Amazônicos de Transição e do Cerrado, com foco nas questões do desenvolvimento em suas diferentes dimensões;

*Estimular estudos e produção de conhecimentos em torno das temáticas que configuram as linhas de pesquisa do programa;

*Fomentar processos de articulação com centros de pesquisa e instituições de ensino;

*Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas, para potencializar ações que considerem a diversidade regional do estado do Maranhão;

*Criar e desenvolver um banco de dados que funcione como referência de pesquisa sobre a realidade maranhense, incluindo as regiões da Amazônia, do Cerrado e das Matas de Transição.